Radiografia de um mestrado: do estudo ao impacto na comunidade
Comecei o meu percurso no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, em 2020, em pleno auge da pandemia de COVID-19. Aquilo que normalmente é descrito como um dos melhores períodos da vida académica começou atrás de um ecrã, com incerteza e sem saber bem o que esperar. Entre aulas online, semanas passadas em casa e idas intermitentes ao campus, fui tentando adaptar-me a uma realidade que estava constantemente a mudar. Não foi o início que imaginei, mas foi o que me obrigou, desde cedo, a desenvolver capacidade de adaptação e alguma resiliência.
Estudar Engenharia Química no Técnico é, por si só, exigente. É um curso que pede consistência, rigor e tempo. Ao longo destes anos, houve exames que não correram como esperado, cadeiras que exigiram mais do que antecipávamos e momentos em que foi preciso insistir mais do que parecia razoável. Nem tudo fez sentido à primeira. E muitas vezes foi necessário voltar atrás, rever, tentar de........
