Dia Europeu das Fundações: um setor que Portugal ainda conhece pouco
No dia 1 de outubro celebra-se o Dia Europeu das Fundações e Doadores. É uma oportunidade para olhar para um setor que está presente em muitas das áreas fundamentais da sociedade portuguesa e que, apesar disso, continua a ser relativamente pouco conhecido.
As fundações estão na ciência e na saúde, na educação e na cultura, na ação social, no património, no ambiente, na cidadania e no desenvolvimento dos territórios.
Financiam investigação e atribuem bolsas. Mantêm museus e preservam património. Apoiam crianças, idosos, pessoas com deficiência e famílias vulneráveis. Desenvolvem programas educativos, promovem conhecimento, apoiam organizações sociais e investem em respostas para problemas que nem sempre encontram solução imediata no Estado ou no mercado.
Nem todas são grandes instituições nacionais. Muitas têm uma profunda ligação aos seus territórios e às comunidades onde nasceram.
É precisamente essa diversidade que importa conhecer melhor.
A tempestade Kristin tornou particularmente visível uma parte desta........
