We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O Talibã apreendeu dispositivos de biometria militar dos EUA

1 4 0
18.08.2021

O Talibã apreendeu dispositivos biométricos militares dos EUA que poderiam ajudar na identificação dos afegãos que ajudaram as forças da coalizão no país, disseram ao Intercept oficiais militares atuais e aposentados.

Os aparelhos, conhecidos como HIIDE, sigla em inglês para Equipamentos Portáteis de Detecção de Identidade Interagências, foram apreendidos na semana passada durante a ofensiva do Talibã, de acordo com um oficial do Comando de Operações Especiais Conjunto e três ex-militares dos EUA, todos preocupados que dados confidenciais contidos nos dispositivos possam ser usados pelo Talibã. Os HIIDE contêm dados biométricos de identificação, como varreduras da íris dos olhos e impressões digitais, bem como informações biográficas, e são usados para acessar grandes bancos de dados centralizados. Não está claro quanto do banco de dados dos EUA com a população afegã foi comprometido.

Embora anunciados pelos militares dos EUA como um meio de rastrear terroristas e outros insurgentes, os dados biométricos sobre os afegãos que ajudaram os EUA também foram amplamente coletados e usados em cartões de identificação, segundo as fontes.

“Processamos os dados de milhares de moradores por dia, tínhamos que identificar, fazer uma varredura em busca de coletes suicidas, armas, coleta de informações, etc.” explicou um........

© The Intercept


Get it on Google Play