menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

O Poder da Oratória na Política

3 1
08.12.2025

Na política, a oratória é sem dúvida, uma das qualidades mais importantes para quem ambiciona um cargo público, e deseja conquistar um eleitorado. Alguns possuem este dom de forma natural, outros não. Podemos ter ideias fantásticas, mas se a capacidade de as comunicar for nula, mais vale esquecer a carreira política e tentar ser escritor ou seguir outra via que nos permita partilhar o que temos para dizer.

Nos recentes debates presidenciais na TV, tem ficado patente que, apesar da maior ou menor qualidade da oratória de cada candidato, as ideias e a argumentação apresentada soam a algo estafado, gasto, um “déjà vu” vindo diretamente das legislativas anteriores. Confesso que, por vezes, já nem percebo que tipo de eleições estão a ser disputadas, tal é o diz que faz de cada um dos candidatos. Os moderadores, confesso que também não ajudam, com perguntas sem nexo, às vezes provocatórias ou sem qualquer interesse esclarecedor para o eleitor normal.

Ora, o nosso sistema político é semipresidencialista, o que significa que o poder executivo reside no Governo e que o Presidente da República, para além da “Bomba Atómica” em termos governativos , é, sejamos realistas, um mero corta-fitas. Relevo, contudo, o facto de ser........

© Observador