We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A interligação entre o Rating financeiro e o Rating ESG na Caixa

4 1 5
01.10.2021

As Instituições Bancárias desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do Financiamento Sustentável, sendo este definido como o financiamento que, para além de considerar os riscos financeiros, integra também os riscos não financeiros relacionados com os critérios ESG – Environmental, Social, Governance.

Nos tempos atuais, a avaliação de risco tradicional das empresas e dos projetos de investimento, a qual se baseia em critérios como a rentabilidade, a liquidez e a solidez financeira, é necessária, mas já não é suficiente. Os riscos não financeiros, como o risco de transição energética, o risco físico (cheias, incêndios, sismos, etc.), as condições de trabalho e as práticas de governance, têm de ser integrados nas decisões de investimento e de financiamento, criando um impacto positivo na Sociedade.

Compreendendo a importância e a urgência deste desafio, afigurou-se crítico para a Caixa Geral de Depósitos a definição e implementação de um novo índice, designado Rating ESG,........

© Jornal Económico


Get it on Google Play