menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Livros obrigatórios da Fuvest incluirão 'Quarto de Despejo' e indígenas pela primeira vez

2 0
18.12.2025

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

benefício do assinante

Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

benefício do assinante

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pela primeira vez, a Fuvest vai cobrar literatura indígena, histórias em quadrinhos e um escritor asiático entre os livros obrigatórios para os estudantes que querem entrar na Universidade de São Paulo.

A coluna teve acesso em primeira mão à lista de leituras que serão exigidas para ingressar na USP de 2030 até 2033, aprovada na tarde desta quinta-feira pelo Conselho de Graduação da universidade (veja a lista completa ao final do texto).

Além desses ineditismos, há outras estreias importantes na lista, como os romances "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, e "Úrsula", de Maria Firmina dos Reis, duas autoras negras que têm se incorporado cada vez mais à estante fundamental da literatura brasileira.

O vestibular da USP, que já chamou atenção neste ano com sua lista de obras escritas apenas por mulheres, vai quebrar uma nova barreira ao incluir dois livros de autoria indígena na prova.

Receba no seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias

Carregando...

Para ingresso em 2030 e........

© UOL