menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Manipular é errado. Sempre!

20 0
14.06.2026

Manipular é retirar liberdade ao outro sem que ele se aperceba. É fazê-lo acreditar que escolhe livremente, quando, na verdade, já foi conduzido até ao resultado desejado. É precisamente por isso que a manipulação é tão grave, entra disfarçada de cuidado, de simpatia ou até de amor.

Há gestos de manipulação que são quase invisíveis. Não precisam de voz alta nem de ameaça explícita. Bastam a culpa insinuada, a urgência fabricada, a meia verdade dita no momento certo. Quem manipula sabe que, muitas vezes, não é necessário forçar. Basta orientar. Basta sugerir. Basta repetir até a outra pessoa ceder, já cansada de duvidar de si própria.

O problema é que a manipulação corrói a confiança, a autonomia e a dignidade de quem é tratado como meio para um fim. Numa relação saudável, convencer é dialogar; manipular é dominar. Num........

© PÚBLICO