Portugal: O Enigma da Produtividade
Durante um mês viajei de mota por essa Europa fora, e tive a oportunidade de me deparar com as mais diversas situações. Paisagens agrícolas ao longo de magníficas estradas nacionais, que pareciam um passeio no meio de jardins; planícies onde o colorido das eólicas contrastava com o pasto e o gado se espavoneando, sentindo-se a harmonia e racionalização dos espaços; empresas de construção, que exibiam milhares de equipamentos e inovações tanto em materiais característicos da região, quanto na aplicação de soluções construtivas distintas, sempre respeitando a proteção e segurança dos trabalhadores – 40 anos ligado à construção aguçam-nos o olho; o comércio, principalmente regional, onde o primor e a singularidade da apresentação dos produtos, se sobrepõem ao importado, especialmente nos setores de alimentação e restauração.
Os sete países que visitei, todos têm um PIB superior ao nosso e, portanto, diria que devem sofrer menos do tal mal da “falta de produtividade”.
Contudo, em todos eles escutei e observei problemas idênticos aos que temos: a falta de mão de obra, as queixas no atendimento de saúde, os problemas da emigração, o custo excessivo da habitação e a sua........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin
Daniel Orenstein
Beth Kuhel