Portugal livre de fumo: um milhão de vidas em jogo
Em pleno século XXI, muitos portugueses continuam a fumar, o que gera um enorme problema de saúde pública para o nosso país. De acordo com o Eurobarómetro Especial 539, a taxa de fumadores em Portugal é de 21%, uma percentagem bastante longínqua daquela que permite a um país atingir um estatuto “livre de fumo” – 5%. Diversos relatórios indicam que o ato de fumar é responsável, em média, por 8087 mortes em Portugal, a nível anual. São milhares de vidas que podem ser salvas todos os anos.
De acordo com a plataforma Path to Smoke-Free, ao ritmo atual, Portugal só atingirá um estatuto livre de fumo em 2206 – daqui a 181 anos, no século XXIII. Porém, uma mudança de políticas inspirada em casos de sucesso pode acelerar bastante o processo.
Na Escandinávia, encontramos um país que tem uma taxa de fumadores de apenas 5.3% – a Suécia. Este número reduzido de fumadores tem um impacto extraordinário na saúde pública, visto que, em comparação com as médias europeias, a Suécia tem menos 36% de mortes por cancro do pulmão face à média europeia e menos 31.3% de mortes por cancro no geral, para além de, internamente, ter diminuído em 12% as mortes por doença cardiovascular desde 2008. Adicionalmente, nos últimos anos, as taxas de fumadores entre os........





















Toi Staff
Gideon Levy
Penny S. Tee
Sabine Sterk
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
John Nosta
Daniel Orenstein