Em Amarante, onde existe uma ponte imponente, do século XVIII, cruza-se o Tâmega há muitos séculos, inicialmente para ir a Santiago de Compostela, desde Viseu e outras terras a sul. Por isso, próximo, construiu-se uma estalagem para os peregrinos e começou a haver moradores, que aumentaram consideravelmente após a edificação de um mosteiro que celebra a pretensa capacidade milagrosa de um homem que por ali terá passado, de seu nome Gonçalo.

Em 1809, quando a vila era pouco mais que uma rua, o general Silveira resolveu cortar aqui o caminho às tropas da Segunda Invasão Francesa. Estas, comandadas por Junot, vindas do Porto, queriam juntar-se às do marechal Victor, que estavam em Mérida. Após passarem por Penafiel, sem pessoas nem comida, e terem destruído o Solar de Magalhães, foram recebidos por canhões do outro lado do rio. Ao fim de semanas de combate, fugiram, enfrentando ataques de guerrilha no regresso. Amarante, incendiada, foi alvo de um plano especial de recuperação. Abriram-se e a atual Rua de 5 de Outubro e a Alameda de Teixeira de Pascoaes e os paços de concelho viriam para o mosteiro. A importância da vila reforçava-se ao longo do século seguinte, com cineteatro (1947), mercado (1950), novo hospital (1961), palácio de justiça (1965) e uma segunda ponte (1967). Mas, entre o fecho da Tabopan e o encerramento da ligação ferroviária, descuidou-se a periferia e o centro entrou em declínio.

Ainda que nem tudo vá bem e o concelho continue a perder população, há sinais positivos. Sobretudo na cultura e no urbanismo, em especial no centro da cidade. Gostei especialmente de ver a rua que celebra o general Saldanha sem carros, o cineteatro reaberto, o Solar de Magalhães recuperado e a frente de rio aprazível e de acesso mais fácil.

QOSHE - Uma ponte que fez cidade - Rio Fernandes
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Uma ponte que fez cidade

4 0
29.11.2023

Em Amarante, onde existe uma ponte imponente, do século XVIII, cruza-se o Tâmega há muitos séculos, inicialmente para ir a Santiago de Compostela, desde Viseu e outras terras a sul. Por isso, próximo, construiu-se uma estalagem para os peregrinos e começou a haver moradores, que aumentaram consideravelmente após a edificação de um mosteiro que celebra a pretensa capacidade milagrosa de um homem que por ali terá passado, de seu nome........

© Jornal de Notícias


Get it on Google Play