Há casos assim, em que a sede é pequena para um concelho grande. A cidade de Santa Maria da Feira, quando vila, ainda em 1955, era pouco mais do que a continuidade da sua génese medieval: o castelo no alto, a “rua direita”, sucessora da estrada de Porto a Coimbra, o mosteiro dos Loios, o rossio (Largo Luís de Camões), mais três ou quatro ruas com algumas vivendas e um mercado municipal em construção, de acordo com projeto do jovem Fernando Távora.

O caminho-de-ferro tinha passado junto ao litoral, longe da estrada real que atravessava a Feira, levando a um grande crescimento em torno da estação que se fez no lugar de Espinho, justificação até para se criar um concelho de freguesia única em 1899, depois aumentado com freguesias de Ovar. Em 1945, Duarte Pacheco lança um ambicioso plano de estradas. Mais uma vez, a então vila da Feira é esquecida, já que a ligação Porto-Lisboa vai passar em São João da Madeira, que conhece assinalável crescimento nos anos 60 e 70.

O concelho, entretanto, tem uma história diferente. Herdeiro das Terras de Santa Maria, que se estendiam do Douro a Sever do Vouga, conheceu uma importante industrialização no século XIX e XX e viu a sua população crescer e condensar-se em vários núcleos, como Fiães e Lourosa, que hoje têm título de cidade.

Em 1990, tudo mudou para a já cidade de Santa Maria da Feira, com a inauguração da ligação por autoestrada ao Porto, a partir de nó no lugar da Cruz. Expande-se para oeste, com grandes superfícies comerciais e blocos residenciais, e ganha equipamentos públicos a norte (tribunal, hospital e biblioteca).

Além disso, qualifica-se e ganha prestígio, com eventos que não apenas criam animação, como promovem inovação.

Há casos assim, de cidades que sabem esperar.

QOSHE - Santa Maria da Feira - Rio Fernandes
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Santa Maria da Feira

3 0
01.11.2023

Há casos assim, em que a sede é pequena para um concelho grande. A cidade de Santa Maria da Feira, quando vila, ainda em 1955, era pouco mais do que a continuidade da sua génese medieval: o castelo no alto, a “rua direita”, sucessora da estrada de Porto a Coimbra, o mosteiro dos Loios, o rossio (Largo Luís de Camões), mais três ou quatro ruas com algumas vivendas e um mercado municipal em construção, de acordo com projeto do jovem Fernando........

© Jornal de Notícias


Get it on Google Play