Da política, repetem coisas estúpidas, a exemplo do “os políticos são todos iguais”, como se fosse possível os políticos, os médicos ou os padres serem todos iguais. Acham que há muitos crimes, pobres e estrangeiros, porque não sabem que Portugal é um dos países mais seguros do mundo, onde a pobreza tem diminuído e o salário mínimo e médio aumentaram mais que a inflação, nem conseguem compreender que há portugueses a residir noutros países, onde são tão estrangeiros como entre nós os nepaleses, angolanos e brasileiros, mas também franceses ou ingleses (que esquecem).

Não percebem tampouco que há inteligentes – ou apenas espertos! – que os manipulam: os que dirigem redes sociais, chegam a deputados e os usam. Acreditam que os políticos são todos corruptos, não incluindo aí o seu líder e outros dirigentes (uns, incriminados; outros, a responder por crimes) do partido em que votaram, que é alimentado por dinheiros estranhos.

São contra o “sistema”. Mas, que sistema querem? Não sabem! Uns sonham com o “paraíso” do passado, um país de pobres e de um só partido. Outros acreditam talvez que a obrigação dos políticos é dar tudo a todos. Com o dinheiro de quem, não sabem também. Há muitos jovens, adultos com o 12º ano e há professores entre eles, que reproduzem a idiotice nas escolas. Não acreditam nos políticos, mas votam em políticos. Não percebem sequer que não há nenhum país sem políticos.

Coitados dos grandes vencedores das eleições. E de nós!

* Geógrafo e professor da Universidade do Porto

QOSHE - Coitados! - Rio Fernandes
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Coitados!

5 1
13.03.2024

Da política, repetem coisas estúpidas, a exemplo do “os políticos são todos iguais”, como se fosse possível os políticos, os médicos ou os padres serem todos iguais. Acham que há muitos crimes, pobres e estrangeiros, porque não sabem que Portugal é um dos países mais seguros do mundo, onde a pobreza tem diminuído e o salário mínimo e médio aumentaram mais que a inflação, nem........

© Jornal de Notícias


Get it on Google Play