A produção de azulejos afirmou-se em Portugal no século XVI, especialmente para colocação no interior de edifícios religiosos, reforçando a sua grandiosidade. No final do século XIX, no regresso, os emigrados para o Brasil colocaram-nos de nova na moda, para revestimento da fachada das suas casas e palacetes. Por isso, hoje, é natural que os prédios com azulejos estejam presentes em lugares onde os “torna-viagem” tiveram maior expressão. Mas a moda ultrapassou o uso pelos “brasileiros” e o azulejo expandiu-se significativamente ao longo da costa, em vista do baixo custo e proteção ao ar salgado. E está hoje presente em muitos lugares, dada a sua durabilidade.

Há dias, em Ovar, pude apreciar muitas fachadas azulejadas, num percurso pela cidade que nasceu do sal e hoje se associa ao pão-de-ló e ao carnaval. Apesar da obra notável de Jorge Barradas no palácio da justiça, os azulejos valem pelo seu conjunto nas casas da cidade. De resto, a cerâmica em geral, desde Gaia a Ílhavo, tem uma presença notável. A pedir mais atenção, a começar em Gaia, onde se anunciou - já há uns anos - que a formidável Fábrica das Devesas, há muito em ruínas, iria ser um espaço dedicado... ao ambiente!

Ao longo do século XX, o azulejo conheceu muitas expressões, além do uso em casas de pescadores e “brasileiros”, popularizando-se sobretudo onde havia multa para quem não mantivesse a fachada das casas em bom estado, como era o caso do Porto. Na expressão artística, Júlio Resende e Júlio Pomar deram-lhe nova vida. Hoje, reaparecem em ações de reabilitação e podem até constituir grandes atrações, como acontece na cidade do Porto com os que existem na estação de São Bento (1906) e no exterior da Igreja do Carmo (1912) e da Capela das Almas (1929).

QOSHE - Azulejos - Rio Fernandes
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Azulejos

5 0
15.11.2023

A produção de azulejos afirmou-se em Portugal no século XVI, especialmente para colocação no interior de edifícios religiosos, reforçando a sua grandiosidade. No final do século XIX, no regresso, os emigrados para o Brasil colocaram-nos de nova na moda, para revestimento da fachada das suas casas e palacetes. Por isso, hoje, é natural que os prédios com azulejos estejam presentes em lugares onde os “torna-viagem” tiveram maior........

© Jornal de Notícias


Get it on Google Play