Uma das coisas mais representativas da mediocridade que existe em alguns setores do futebol nacional é a ideia de que equipas como o Braga, o V. Guimarães, o Famalicão ou o Moreirense podem ser “equipas B” dos três clubes mais poderosos. Esta ideia assenta no pressuposto de que tudo gira em torno deles e na fantasia de que seria suposto que os outros lhes facilitassem a vida no confronto direto. É mesmo confrangedor que pessoas com participação na vida pública alimentem coisas como: “contra nós até comem relva” ou “jogam sempre mal com o meu clube rival”.

Quem gosta de futebol e respeita os adversários sabe que todos procuram lutar pelos seus objetivos. Objetivos que são, naturalmente, muito diferentes, tendo em conta o enorme desequilíbrio que existe entre os clubes nacionais. Todos os clubes procuram hoje vencer ou pontuar em Braga, no Dragão, na Luz ou em Alvalade, sendo que o sucesso desse desejo depende de múltiplos fatores, incluindo o momento de cada uma das equipas. Não é por um clube perder com uns e vencer ou empatar com outros que merece ser insultado.

Vem isto a propósito da derrota expressiva do Benfica no Dragão. Se recuperarmos os comentários habituais quando outros perdem assim, teríamos matéria suficiente para os acusarmos de serem uma equipa B, sem identidade nem valor. E, saliente-se, isto aplica-se nos mesmos exatos termos aos adeptos de todos os três clubes poderosos.

Faz-lhes sentido? Acham justo? Reconhecem o absurdo, o ridículo e, até, a obscenidade de uma formulação tão básica? Pois bem, apliquem-no aos vossos próprios critérios e comentários habituais.

*Adepto do Braga

QOSHE - Equipas B - Pedro Morgado
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Equipas B

4 0
05.03.2024

Uma das coisas mais representativas da mediocridade que existe em alguns setores do futebol nacional é a ideia de que equipas como o Braga, o V. Guimarães, o Famalicão ou o Moreirense podem ser “equipas B” dos três clubes mais poderosos. Esta ideia assenta no pressuposto de que tudo gira em torno deles e na fantasia de que seria suposto que os outros lhes facilitassem a vida no confronto direto. É mesmo........

© Jornal de Notícias


Get it on Google Play