Mar Galcerán trabalhou como auxiliar num jardim de infância e foi funcionária pública, ao mesmo tempo que presidia a uma associação e fazia carreira no Partido Popular. No ano passado, integrou as listas do PP para o Parlamento de Valência em 20.º lugar e, por desistência de um dos candidatos, acabaria por assumir funções como deputada regional. Nada disto seria notável, ou sequer notícia, se Mar não fosse portadora de trissomia 21. É a primeira pessoa com esta alteração genética eleita para um cargo parlamentar na Europa.

A síndrome de Down começa a sair da invisibilidade social a que sempre esteve votada. Mas sempre pela exceção. Ou porque há (raras) empresas que contratam pessoas portadoras de algum tipo de deficiência (chamam-lhe agora talentos diversos). Ou porque surge uma improvável narrativa de superação, como modelos ou atores que conseguem vencer as estatísticas num mundo avesso à diferença. Ainda assim, persiste o preconceito de que quem nasceu com uma qualquer doença tem de acomodar-se a uma vida afetiva, profissional ou social irrelevante e até invisível. Como se tivessem de pedir autorização para amar, trabalhar ou participar ativamente na sociedade.

E a arena partidária é talvez o último reduto da exclusão. A eleição de Mar é um sinal de que o caminho para quebrar essa derradeira fronteira está a ser trilhado. Ainda com reações mistas. “Existem pessoas que me apoiam mas também existe quem ache que não sou capaz. No entanto, essas pessoas não me conhecem nem sabem a minha formação”, revelou a deputada de 45 anos que luta, há décadas, por políticas de inclusão. Sobre o novo cargo, disse: “Quero aprender a fazê-lo bem, para os valencianos e, mais importante, para aqueles de nós que têm capacidades diferentes”. A história de Mar é excecional, sem dúvida, mas disrupção é muitas vezes o motor do desenvolvimento social.

QOSHE - Um sucesso improvável - Helena Norte
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Um sucesso improvável

20 0
22.01.2024

Mar Galcerán trabalhou como auxiliar num jardim de infância e foi funcionária pública, ao mesmo tempo que presidia a uma associação e fazia carreira no Partido Popular. No ano passado, integrou as listas do PP para o Parlamento de Valência em 20.º lugar e, por desistência de um dos candidatos, acabaria por assumir funções como deputada regional. Nada disto seria notável, ou sequer notícia, se Mar não fosse portadora de trissomia 21. É a primeira pessoa com esta........

© Jornal de Notícias


Get it on Google Play