menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Trégua em tempo de guerras híbridas e de havaianas

8 4
wednesday

Adolf Eichmann foi um oficial da SS, um burocrata no aparato de extermínio nazista. Responsável por coordenar a identificação, o agrupamento e, principalmente, a deportação de centenas de milhares de judeus, ciganos, homossexuais entre outros inimigos do estado totalitário de Hitler, fugiu em 1946, quando, no pós-Segunda Guerra Mundial, ficou sob a custódia dos EUA. Eichmann foi cassado e capturado pelo Mossad em 1960, na Argentina.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

Levado a julgamento perante o tribunal em Jerusalém, documentos descreveram algumas das tarefas sob a sua coordenação: acompanhava horários de trens; calculava a capacidade dos vagões; e cobrava eficiência no cumprimento de metas. A “carga”? Passageiros deportados para Aucshwitz, Treblinka, Sobibor e outros campos de concentração.

As preocupações com as suas tarefas relatadas por Eichmann nesses documentos eram emblemáticas: atrasos no embarque da “carga”; gargalos burocráticos; e conflitos administrativos entre órgãos do Reich. Jamais questionou a finalidade da operação logística que organizava. “Minha função era técnica”, justificou ele durante o julgamento.

Diante da prática do mal sem ódio, sem sadismo, sem reflexão, levou Hannah Arendt a cunhar a expressão “banalidade do mal”. Tantas décadas e lições da história depois, segue por toda a parte. Em Gaza, na África, na periferia do mundo esquecido. Tal é a natureza das ideologias construídas para alimentar o ódio e desumanizar o outro. Serviram a genocídios promovidos por estados, representados em pessoas que, como Eichmann, não olhavam os corpos assassinados, mas a logística para as execuções.

Separadas por pouco mais de duas décadas, talvez esta seja uma das grandes diferenças entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Enquanto na Primeira Guerra Mundial, estados dinásticos e liberais, com concepções semelhantes de soberania, diplomacia e da economia capitalista se confrontaram por territórios em um novo equilíbrio geopolítico global; a Segunda Guerra Mundial se caracteriza pelo confronto entre........

© Estado de Minas