Opinião | Revoluções em tempos de grandes mudanças
Nesta virada de ano que marcou a ultrapassagem de um quarto do primeiro século do novo milênio, talvez a reflexão mais relevante a fazer diga respeito à transformação intensa e ampla que estamos testemunhando – ou melhor, experimentando em todos os aspectos de nossa sociabilidade. Acerca desta questão, recomendo uma leitura que acabo de fazer. Trata-se de Era das Revoluções – Progresso e reação de 1.600 até o presente, livro de Fareed Zakaria, abordando a temática das disruptivas transformações de nossos tempos numa perspectiva histórica ímpar.
Zakaria destaca revoluções determinantes, como a francesa e a industrial, que configuraram a atual feição do mundo, convulsionado ele mesmo por quatro revoluções contemporâneas, fomentadas pela globalização, tecnologia, identitarismo e geopolítica.
O apresentador da CNN e colunista do Washington Post aponta: “Quando juntas, essas três forças – tecnologia, economia e identidade – quase sempre provocam reações que levam a uma nova política. Os seres humanos não são capazes de absorver tantas mudanças tão rápido assim. A velha política, herdada de uma era anterior, em geral não consegue manter o ritmo. Os políticos lutam para se ajustar e, para tanto, modificam opiniões que antes defendiam e buscam novas alianças. O resultado é reforma e........
