Notícia | Mais de R$ 64 bi em investimentos em hidrogênio verde devem ser decididos em 2026
O ano de 2026 começa com grande expectativa para a nascente indústria do hidrogênio verde no Brasil. Há mais de R$ 64 bilhões em projetos com decisões finais de investimento (FID, na sigla em inglês) previstas para ocorrer neste ano. A definição depende, em grande medida, de mais clareza sobre a regulamentação do marco legal do hidrogênio, além de questões relacionadas à conexão com o sistema de transmissão de energia elétrica, e condições do mercado consumidor. Mas sinais vindos da China trouxeram ânimo para o setor, com a expectativa de que o impulso do país asiático possa turbinar todo o mercado global.
PUBLICIDADE
Em seu 15º Plano Quinquenal (2026-2030), a China incluiu o hidrogênio verde entre as indústrias estratégicas para o desenvolvimento nos próximos anos, com metas definidas para a quantidade de combustível que pretende produzir e para quais indústrias será oferecido.
Para a diretora-executiva da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV), Fernanda Delgado, o plano chinês funcionará como alento para os desbravadores do mercado de hidrogênio, porque tende a impulsionar não só a cadeia de suprimentos dessa indústria, mas uma cadeia global de uso do hidrogênio e derivados, como amônia verde e metanol.
“Já vimos, com a energia eólica e a energia solar, o quanto o impulsionamento da indústria chinesa foi importante para o desenvolvimento desses mercados no mundo inteiro; quando você tem essa........
