As Aldrabices da Política no que ao PRR diz respeito e ainda a Greve Geral
Leio e nem quero acreditar na notícia desta 6ª feira, dia 12, do Jornal Eco com o título “Esta sexta-feira teremos a decisão positiva sobre a revisão do PRR”. O rol de mentiras é tanto que custa a acreditar. E assim se engana o povo, se disfarça a incompetência e se branqueiam dois Governos (PS e PSD). Passo a explicar:
- Fernando Alfaiate, Presidente da Recuperar Portugal, afirma que “Na rede nacional de cuidados continuados e paliativos tínhamos 7.400 lugares e passamos a ter cerca de 9.600 lugares intervencionados. Houve um ajustamento relacionado não só com a manutenção de novos lugares – 3.850 novos lugares – mas a intervenção em 180 entidades que, se não fosse feita essa intervenção de requalificação e de adaptação, teriam fechado”.
Comecemos por partes:
- “Tínhamos 7.400 lugares e passámos a ter 9.600 lugares intervencionados” em cuidados continuados. Está a referir-se a quê? Evolução das camas ao longo dos anos na RNCCI? Ainda antes da pandemia e de haver PRR? Seria interessante que os jornalistas lhe perguntassem. Eu, que trabalho nesta área há anos, não faço ideia do que está a referir-se.
- “Houve um ajustamento… 3.850 novos lugares”. Que novos lugares são estes? A meta do PRR, quando desenhado pelo Governo PS, era de 5.500 novos lugares. Por culpa dos sucessivos atrasos dos Governos PS e PSD, a que se soma uma enorme incompetência de ambos, dois terços destas 5.500 camas perderam-se. O Governo actual assume que perde 137,5 milhões de euros e na prática avançaram com um pouco menos de 2.000 novas camas, sendo que aproximadamente 90% destas são nas........
© diariOnline





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Waka Ikeda
Mark Travers Ph.d
John Nosta
Daniel Orenstein
Beth Kuhel