menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

“Therian”

24 0
23.05.2026

“Se eu tivesse um mundo só meu, tudo seria um absurdo. Nada seria o que é, porque tudo seria o que não é. E, ao contrário, o que é, não seria. E o que não seria, seria. Entende?” Lewis Carroll De quando em vez esbarro no bizarro. Só por si é uma pérola para quem tem de escrever algo que possa agarrar o leitor. No entanto, raramente o faço porque não sou adepto do absurdo. Já basta o mundo estar como está. Cada vez ligo menos o televisor. A rádio, outrora enchente, apenas me salpica os dias. Os jornais – com uma ou outra honrosa exceção – estão moribundos. As redes sociais não conseguem travar o vómito. Salvam-se os livros, eternos cavalheiros, galanteadores na arte de viajar. Tento que os dias sejam menos poluídos e que as noites agarrem o silêncio. Nos últimos meses, longe do inócuo holofote, tenho-me remetido a uma paz que já não sentia há largos anos. Uma conquista, dura, com exigência constante, mas leve como uma pena se sentirmos que o bem prevalece. Não obstante, o espanto continua a arregalar-me o olhar. Umas vezes pela doçura de uma observação, outras pela insanidade humana. Foi o que aconteceu há dias quando li, em rodapé televisivo, que uma comunidade que se identifica como animais, conhecida como ‘therian’, está a ganhar visibilidade em........

© Correio do Minho