We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

“Construir novas rotas para a...”

4 0 0
08.11.2021

“A educação não muda o mundo, muda as pessoas que irão mudar o mundo.”
Paulo Freire

As escolas estão confrontadas com um enorme estímulo: fazer mais, fazer melhor, fazer diferente,….. Pretende-se que até 2023 os alunos recuperem as aprendizagens perdidas, no âmbito do designado Plano21|23 Escola .
Mas será que estamos a fazer a melhor leitura destes processos? Será que é adequado dizer que vamos agora recuperar o que, supostamente, se perdeu nos tempos de confinamento? Será que é assim que a escola funciona harmonicamente? …. Interessa ou não conhecer os efeitos, os impactos da pandemia no indivíduo e analisar o que é necessário repor para equi- librar emocionalmente, para tornar novamente saudável a comunicação, o convívio, a confiança, a necessidade de saber, de aprender, de estar, de saber estar, de saber optar?

As maiores dificuldades que vivemos nas escolas giram à volta da impaciência generalizada, dos comportamentos que denotam ansiedade, falta do olhar e da escuta atenta, dos comportamentos ajustados, da sã convivência, da promoção da autoconfiança, do respeito........

© Correio do Minho


Get it on Google Play