menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Orçamento em xeque: os riscos da captura pelo Legislativo

5 0
09.01.2026

O Brasil atravessa um momento crítico de asfixia institucional. Sob o pretexto de atender demandas locais, o Poder Legislativo tem avançado de forma progressiva sobre o espaço fiscal da União, conduzindo o país às portas da inviabilização orçamentária. Escrevo aqui ciente da gravidade da situação, mesmo que, à primeira vista, possa parecer uma contradição a crítica por ser eu um dos beneficiários diretos desse avanço sobre o orçamento que o Congresso Nacional consolidou na última década.

Não se trata de ignorar a importância das emendas. No cotidiano do meu gabinete, testemunho o impacto direto desses recursos na ponta. Recebo prefeitos, vereadores e lideranças dos movimentos sociais e da sociedade para transformar a realidade dos pequenos municípios mineiros. São novas alas hospitalares, escolas reformadas, compra de maquinário agrícola e fomento à agricultura familiar. São entregas reais que alteram a vida do cidadão e permitem que um parlamentar cumpra sua missão maior, a de representar o povo e melhorar a vida das pessoas.

Contudo, é imperativo admitir o que raramente se confessa nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal: essa captura progressiva da destinação das verbas federais pelo Congresso significa usurpar a........

© Brasil 247