A difícil travessia rumo a 2027
Estamos na antessala do ano eleitoral, que não será somente mais um marco no calendário político do país; será um importante teste de estresse para as estruturas políticas que o presidente Lula e o PT ergueram em 2022.
À medida que nos preparamos para a longa travessia até 2027, é preciso encarar o cenário com a sobriedade que o momento exige, despindo-nos das ilusões de que o consenso democrático de outrora será suficiente para garantir a governabilidade futura.
Nesse contexto, ganha urgência a necessidade de reflexão honesta sobre o chão que pisamos. A euforia do arranjo que nos colocou novamente no leme do país ficou para trás. O que se impõe agora são os desafios da governabilidade ante as animosidades que enfrentamos no Parlamento.
Somado ao cenário de tensão escalada entre os Poderes, enfrentamos o persistente e, muitas vezes, irracional mau humor do mercado financeiro. Vejo com preocupação a desconexão entre a Faria Lima e o Brasil real. Na busca obsessiva por influenciar a escolha de um presidente para chamar de seu, o mercado e seus agentes criam falsa histeria especulativa e deliberadamente ignoram os fundamentos sólidos que o governo do presidente Lula construiu ao longo dos últimos três anos.
É aqui que precisamos ser enfáticos: os dados recorrentes da........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Mark Travers Ph.d
John Nosta
Daniel Orenstein
Beth Kuhel