Tragam a cabeça de Alexandre de Moraes
O bolsonarismo pediu a cabeça de Alexandre de Moraes com o mesmo afinco com que pedia anistia. Fracassou até aqui na missão que agora a grande imprensa assume, com um detalhe: os jornalões também podem fracassar, mas com um custo quase impagável.
O jogo pesado e desleal da extrema direita é da normalidade da política brasileira desde a ascensão do bolsonarismo. Perder, como vêm perdendo, é desse embate em que, desde o fracasso do golpe, vale tudo. Inclusive tentar fugir com um cachorro para El Salvador, com baldeação no Paraguai.
Mas os jornalões e as corporações de mídia não têm para onde fugir. Foram vitoriosos no chamado mensalão, no golpe contra Dilma e na caçada a Lula, mesmo que Lula tenha sobrevivido.
E esse é o problema. Lula sobreviveu. Se falharam no bote no cerco a Moraes, por erro de cálculo e excesso de arrogância, os jornalões levarão um tombo com danos irreparáveis, pelo não cumprimento de regras elementares numa acusação.
O mais poderoso ministro da história do Supremo, o que levou uma eleição adiante quando muitos acreditavam que isso não seria possível, que comandou a investigação, o julgamento e o encarceramento de generais, que escapou de um plano para assassiná-lo, esse ministro pode ter cometido o erro de ter se envolvido no caso do Banco Master?
É o que dizem. Maria da Conceição Tavares, se ainda estivesse entre nós, certamente........
