menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Onde estão os outros poderosos civis golpistas? Filipe Martins é apenas um deles

12 0
02.01.2026

São 29 os condenados pelo golpe como integrantes das estruturas montadas por Bolsonaro para tentar continuar no poder. Pela invasão de Brasília, são 840 já com condenações.

Sabemos os nomes de pelo menos metade dos condenados como líderes do golpe, quase todos militares. Mas não sabemos quase nada dos invasores de Brasília, porque são figuras comuns. Fátima de Tubarão e Antônio Cláudio Alves Ferreira, o homem que derrubou o relógio de Dom João VI, são os civis mais expostos como golpistas.

Mas é pior. Os brasileiros não sabem dizer os nomes de grandes golpistas civis condenados. Não saberão, por algum tempo, porque temos os manés e apenas dois civis que não usam fardas ou armas condenados entre os 29 daqueles quatro núcleos julgados pelo Supremo.

São generais, coronéis, majores e delegados da Polícia Federal, da reserva ou ativos, incluindo o tenente Jair Bolsonaro. Todos usaram ou vinham usando fardas e armas, alguns prontos para assassinar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes.

Entre os 29 condenados desses núcleos, os civis são apenas dois: Filipe Martins, ex-assessor de assuntos internacionais de Bolsonaro, condenado a 21 anos de cadeia por ter, entre outros crimes, elaborado a minuta do golpe; e Carlos........

© Brasil 247