menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

AtlasIntel enterra candidatura presidencial de Tarcísio

3 31
previous day

Do Cafezinho

O lançamento da candidatura de Flávio Bolsonaro gerou uma infinidade de especulações de que ela não seria para valer.

O próprio Flávio ajudou a alimentar essa dúvida ao insinuar que haveria um “preço” pelo seu lançamento, declaração que ele depois deu a entender, um pouco desastradamente, que foi uma pegadinha infeliz.

Passada a confusão inicial, agora está claro que o projeto é sério. E se o analisarmos friamente, a escolha faz sentido do ponto de vista dos interesses e planos da família Bolsonaro.

O único outro nome que poderia rivalizar com Flávio, o governador Tarcísio de Freitas, tem um caminho mais seguro e provável na busca pela reeleição em São Paulo.

Embora se pudesse argumentar que Flávio também teria uma trajetória tranquila para renovar seu mandato no Senado, uma pessoa com seu passado nebuloso ficaria vulnerável judicialmente caso não tenha mandato, por ficar sem o foro especial. Mas esse tipo de suposta blindagem pelo STF já não é visto como um privilégio tão maravilhoso como antes. Políticos não recebem mais “colher de chá” do Supremo, e um nome como Flávio Bolsonaro certamente possui mais influência nas cortes inferiores do Rio de Janeiro do que entre ministros do STF.

Na verdade, me parece provável que o plano de Flávio seja migrar para os Estados Unidos, em caso de derrota para Lula, para se juntar a seu irmão e a outros foragidos da justiça brasileira. Com o dinheiro que irá mobilizar na campanha eleitoral, poderá organizar algum tipo de empreendimento por lá.

Os números do primeiro turno: Flávio Bolsonaro leva a melhor sobre Tarcísio - A mais recente pesquisa AtlasIntel, divulgada em 15 de dezembro, traz um cenário ampliado que testa os principais nomes conhecidos. Lula lidera com 47,9%, muito próximo de uma vitória no primeiro turno. Flávio Bolsonaro aparece em segundo, com 21,3%, seguido por Tarcísio de Freitas, com 15,0%.

Entre quem votou em Bolsonaro no segundo turno de 2022, a base já escolheu seu candidato: 42,7% votariam em Flávio, enquanto 29,5% escolheriam Tarcísio.

Os números revelam, a propósito, como o voto está profundamente calcificado no país. Praticamente ninguém que votou em Bolsonaro em 2022 declara intenção de votar em Lula em 2026. Inversamente, quem escolheu Lula em 2022 tende a repetir o voto em 96% dos casos.

A diferença de mais de seis pontos entre os dois principais nomes da direita é relevante, ainda mais considerando que Flávio acabou de entrar na disputa.

A única região onde Tarcísio leva alguma vantagem é o Sudeste, o que se explica por sua visibilidade como governador de São Paulo. Ainda assim, Lula lidera com 49% na região,........

© Brasil 247