menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Donald Trump e o capitalismo predatório

16 0
08.01.2026

Donald Trump e a Venezuela

Nicolás Maduro foi sequestrado e levado a Nova Yorque, certamente com algum tipo de informação e apoio interno. O Governo dos EUA aceitou negociar com a vice-presidente e já começou a dar ordens. Se Nicolás Maduro era ilegítimo porque fraudou a eleição, a vice-presidente de Nicolás Maduro seria legítima?

Que ninguém espere coerência de Donald Trump. Esse início de negociação, se confirmado, indica que não haverá ocupação militar territorial. Ou seja, os EUA não vão enviar tropas para invadir a Venezuela. Isso seria um desgaste enorme, com mortes de soldados americanos e grande perda de apoio popular para Donald Trump.

O governo da Venezuela se aproximou da Rússia e China e, depois do sequestro de Nicolás Maduro, o governo continua o mesmo, todos estão no mesmo lugar. Donald Trump quer negociar acesso ao petróleo com o governo que tem o poder, e não com a líder de oposição, Maria Corina Machado, que não tem influência no poder.

A grande reserva de petróleo da Venezuela está no interior do país, na Faixa Petrolífera do Orinoco, o que dificulta muito aos EUA o controle operacional e a exploração comercial, além de facilitar ações de sabotagem por parte de uma possível resistência. Isso ajuda a explicar porque Donald Trump não deve priorizar a ação militar direta, vai preferir ações indiretas como, por exemplo, sanções econômicas, bloqueios comerciais, punições políticas e diplomáticas etc. Os teóricos de estratégia militar sabem que os atores mais fracos tendem a obter sucesso relativo quando conseguem deslocar o conflito para arenas nas quais a superioridade material do adversário perde eficácia

O Partido Democrata não tem moral para denunciar que Donald Trump bombardeou a Venezuela em operação de guerra, sem apoio prévio do Congresso e ignorando a Constituição e a Carta da ONU, porque o ex-presidente Barack Obama fez o mesmo quando bombardeou a Líbia durante sete meses em 2011.

Segundo alguns analistas, a Suprema Corte, embora de maioria conservadora, vai condenar Donald Trump a vultosas indenizações por ter baixado o tarifaço sem autorização prévia do Congresso. Isso vai causar um grande prejuízo financeiro e enorme desgaste político para Donald Trump. Não seria impossível que esta decisão, se realmente vier, possa ter impacto em alguma decisão judicial reconhecendo a flagrante ilegalidade do bombardeio da Venezuela e sequestro de Nicolás Maduro. E as pesquisas eleitorais já apontam para uma séria derrota de Donald Trump nas próximas eleições parlamentares de “mid-term”, previstas para novembro próximo. A possibilidade de um impeachment já foi cogitada pelas especulações jornalísticas nos EUA.

Decadência dos EUA?

Há um certo consenso entre os cientistas políticos que analisam as relações internacionais no sentido de considerar o governo de Donald Trump como um forte indício do declínio da hegemonia........

© Brasil 247