menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

O regozijo odioso dos vendilhões da pátria

6 15
07.01.2026

Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Júnior (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Cláudio Castro (PL-RJ), além do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), manifestaram-se nas redes sociais, aplaudindo o sequestro do presidente da Venezuela e o bombardeio contra Caracas e outras cidades venezuelanas, perpetrado pelas forças militares norte-americanas, a mando de Donald Trump.

Não deveríamos nos surpreender com o posicionamento desses senhores, afinal de contas, eles são quem são. Mas que isso causa uma espécie de indignação, ah, lá isso causa. Com exceção de Cláudio Castro, que almeja uma cadeira no Senado, os demais são postulantes à presidência da República. O fato de serem todos eles assumidamente de direita não os exime de terem uma postura condenatória à atitude dos Estados Unidos, que é frontalmente agressiva e desrespeitosa à soberania e à autodeterminação dos povos, princípios inscritos no Direito Internacional e na Carta das Nações Unidas. Além disso, ao apoiarem tal atitude, acabam por legitimar o intento neocolonialista de Trump sobre a América Latina, que se arvora no direito de intervir em qualquer país do nosso continente, inclusive pela força das armas, desde que sirva aos interesses norte-americanos.

Para evidenciar que existe uma direita mais perspicaz, trago aqui o posicionamento da líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen: "A soberania dos Estados nunca é negociável,........

© Brasil 247