08 de janeiro: qual é a questão fundamental?
Há três anos o Brasil viveu mais uma tentativa de golpe de Estado contra governos democráticos populares. Naquele momento havia somente oito dias do terceiro governo do presidente Lula, que derrotava pelo menos no terreno eleitoral o golpe de Estado de 2016 que tinha derrubado a presidenta Dilma Rousseff e o prendido em 2018 para viabilizar a fraude eleitoral que permitiu a chegada de Bolsonaro no Palácio do Planalto.
De 2023 em diante vimos uma atuação relevante do poder judiciário através do Supremo Tribunal Federal (STF) para punir participantes da tentativa de golpe de 08 de janeiro de 2023. No ano passado chegamos ao ápice dessa atuação com a prisão da cúpula golpista, entre eles o próprio Bolsonaro. Essa cúpula tinha inclusive o objetivo de assassinar o presidente Lula (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Essa situação é realmente significativa tendo em vista aquela constatação clichê de que o Brasil nunca puniu os golpistas, assassinos, torturadores e traidores da pátria que constituíram o regime político da Ditadura Militar de 1964. Mas ser........
