menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Carta aos meus amigos e companheiros argentinos e chilenos

10 13
previous day

É com o coração pesado que testemunho a situação atual na Argentina e aquela que o Chile poderá enfrentar a partir deste ano. Ambos têm em comum governos de extrema-direita. Um que afirma preferir a máfia ao Estado, o outro que se identifica como neo pinochetista.

É triste, tanto para um país que já teve o governo socialista de Salvador Allende quanto para o outro, que tem o peronismo como herança política.

Compreendo perfeitamente que alguns projetem a situação de seus próprios países como ponto de referência para se tornarem pessimistas em relação ao estado do mundo.

Como brasileiro que ama muito a Argentina e o Chile, quero compartilhar nossa experiência e uma perspectiva mais ampla sobre o mundo neste turbulento século XXI.

O Brasil emergiu de 21 anos de ditadura militar — a mais longa da América Latina — e passou por uma longa e conservadora transição democrática. Não exatamente como o governo chileno, liderado pela aliança entre socialistas e democratas-cristãos, mas comparável em alguns aspectos, já que ambos os países se tornaram mais democráticos, mas não escaparam do neoliberalismo.

Mas o que eu realmente quero dizer é que, após três governos do PT — dois com Lula e um com Dilma — que representaram um progresso democrático significativo e uma superação do........

© Brasil 247