menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

A bolha burguesa e o desprezo à multidão

13 1
01.01.2026

“Você foi ao réveillon no Rio, em Copacabana?”“Não, porque odeio multidões”.

O que faz uma pessoa odiar a multidão? Existe multidão de pessoas ricas? A multidão é sempre de pessoas menos favorecidas?

Ao contrário de outros países, no Brasil, as multidões geralmente são formadas por pessoas menos favorecidas, seja em marchas políticas, carnavais de rua, shows gratuitos ou protestos em geral. Isso ocorre porque os valores burgueses brasileiros incluem o “ódio à multidão”. Obviamente, isso é uma clara manifestação da disparidade social e econômica no país, onde a classe dominante, a burguesia, frequentemente se retrai diante da visão das massas que clamam por justiça e igualdade, ou simplesmente por lazer.

Na mídia, vemos festas de réveillon sendo celebradas em Sidney, Dubai, Bangkok, Paris, Amsterdã, Buenos Aires, para citar apenas alguns exemplos, com multidões celebrando a chegada do ano novo. Na Holanda, todos os anos, uma multidão feliz celebra o aniversário do rei. Paradas do orgulho LGBTQIA ocorrem em inúmeros países ao redor do mundo, com multidões contentes levantando bandeiras do arco-íris. Uma multidão inglesa assiste ao enterro da rainha ou aos casamentos reais. Multidões marcham contra a guerra, a favor dos negros, a favor do aborto, pelo clima, pela religião, em diversos países.

Madonna, Lady Gaga e Beyoncé, as divas pop, são conhecidas por seus espetaculares shows ao vivo, que atraem multidões de fãs em todos os continentes. Seus concertos costumam lotar praias, estádios e arenas, com números que ultrapassam dezenas de milhares de espectadores. Justin Bieber, Rihanna, Taylor Swift, Foo Fighters, Imagine Dragons, Arctic Monkeys e centenas de outros artistas e bandas também costumam atrair multidões em cada show.

E por que, no Brasil, as pessoas ricas e burguesas não gostam de multidões, se é o povo brasileiro que vai às ruas? Será que é porque justamente é o povo brasileiro que vai às........

© Brasil 247