Dados, IA e tecnologia são prioridade para 86% dos líderes de tributação e finanças
Reforma tributária para leigos e especialistas; com apoio de MaisProgresso.org
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Dados, IA (inteligência artificial) e tecnologia estão no topo da agenda de 86% dos líderes de tributação e finanças. É o que afirma a edição de 2025 do TFO (Tax and Finance Operations) Survey, levantamento patrocinado pela EY, empresa de auditoria e consultoria.
O estudo, feito com 1.600 executivos das áreas tributária e financeira de 30 países entre julho e setembro de 2025, abrange 22 setores da economia e aponta que eles estão passando por uma reestruturação para lidar com demandas mais complexas e estratégicas.
Segundo o levantamento, os líderes querem que suas equipes dediquem o dobro de tempo a análises estratégicas, como planejamento de cenários e análise preditiva (que usa dados para antecipar tendências), e reduzam para mais da metade o tempo gasto em atividades rotineiras.
"Para isso, os executivos de impostos e financeiros precisam liberar mais tempo, acessando dados de qualidade em tempo real em um formato que permita soluções de IA de grande magnitude", afirma Segundino De La Fuente, sócio de impostos da EY Brasil.
De acordo com o estudo, hoje, 53% do tempo dos times de tributos nas empresas é consumido com atividades rotineiras, como as relacionadas à conformidade de declarações fiscais, e 31% do tempo das........
