Carro usado ou cilada? 6 sinais de que a compra vai trazer arrependimento
Sou um dos maiores defensores dos carros usados. Para mim, é muito satisfatório conseguir veículos de segunda mão em ótimas condições e economizar com a compra.
Porém, nem tudo é perfeito nesse mercado. É preciso ter muita atenção no momento da compra para não levar um carro "maquiado", que em pouco tempo vira um pesadelo na sua garagem.
Na coluna desta semana, trago importantes dicas do que você deve observar na procura por um usado e, caso se depare com um desses itens, recomendo repensar o negócio.
Josias de Souza
Cirurgia de Bolsonaro vira palanque de projeto familiar
Priscilla Bacalhau
Ainda precisamos de cotas raciais?
Juca Kfouri
O sonho de Natal do corintiano
Daniela Lima
Silêncio de Fachin sobre Moraes alarma STF
Um dos pontos críticos dos usados, principalmente aqueles com idade e quilometragem avançadas, é o sistema de arrefecimento. Eu me impressiono com a falta de atenção na manutenção desse sistema, que é das mais baratas.
Basta aparecer o primeiro problema, como um vazamento, para que o motorista opte por apenas completar o reservatório com água pura, ao invés de solucionar o defeito.
Com o tempo, o líquido original, que é uma mistura de água desmineralizada com aditivo, se torna somente água. Essa água pura é como um câncer para o motor, pois vai corroendo as galerias por onde passa, além de enferrujar componentes como bomba d'água e válvula termostática.
Sendo assim, caso se depare com um reservatório completo apenas com água, ou até mesmo com a coloração do aditivo muito clara, que indica proporção baixa do mesmo, evite a compra do carro. Você pode até pensar que basta tirar essa água pura,e adicionar a mistura correta, mas os estragos continuarão lá, e a conta do........
