O programa TSF "Estado de Sítio" de Ricardo Alexandre, todos os dezembros, pede à Prata da Casa opinião sobre quem consideram a Figura do Ano e o tema que marcará a agenda do ano seguinte. A partir do minuto 49" é possível ouvir a minha participação, cujo resumo aqui fica:

Considerei António Guterres como Figura do Ano, pelas posições assumidas enquanto Secretário-Geral das Nações Unidas, desde o início da Guerra em Gaza. Está no palco certo, mas também vulnerável como ninguém aos ataques da diplomacia israelita, cuja criatividade já pediu a sua demissão e o tom, é o mesmo que o meu pai utilizava comigo. "Está na hora de dar uma lição às Nações Unidas", disse Gilad Erdan, o Embaixador de Israel na ONU. Guterres não tem desarmado, continuando a insistir numa "pausa humanitária" prolongada no tempo, que permita limpar escombros, voltar a contabilizar reféns e quantas agulhas para seringas são necessárias nos hospitais, mais anestesias e tudo o que uma maleta de médico tem direito! A protecção dos civis inocentes, função mais básica da ONU, tem sido a bandeira de Guterres, no exercício das suas funções, também básicas, perante "David e Golias"!

Guterres tem deixado na ONU uma marca portuguesa, que já nos esquecemos, o Humanismo que se consolidou em nós desde o início da Idade Moderna e que actualmente apenas reconhecemos em personagens históricas, como mais recentemente o fazemos, fascinados com a biografia de Aristides de Sousa Mendes, só para dar um exemplo. Ora o burocrata Guterres, imagem com que ficámos do resumo dos seus governos e da sua demissão, tem estado à altura dos "Portugueses de 500", na posição firme que tem mantido ao longo do trimestre que agora termina. "Humanista Corajoso", não será cognome desadequado a um Secretário-Geral, a quem "já pediram a cabeça na primeira página do The New York Times"!

O tema que creio marcará a agenda 2024 e ao qual é necessário ficar atento, é a conjugação de dois "factores migratórios"! O novo Pacto Europeu paras as Migrações, conjugado com a retirada do Níger da cooperação fronteiriça e técnico-militar com a União Europeia. Este dado do Níger golpista do General Tchiani, criará um vazio no controlo da fronteira norte deste país com o sul da Argélia e da Líbia, que provocará uma natural convergência de todas as rotas subsaarianas e sahelinas, no funil que este país passará a representar para pessoas e mercadorias (drogas, armas, aspirinas, tabaco, rins humanos), umas mais lícitas que outras! O Mediterrâneo, a Europa, poderá ver nova enchente migratória em

2024, a partir deste novo dado, com origem no desconhecido Níger, para a maioria dos europeus.

Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Com votos de um Próspero Ano Novo, a si que me lê e me considera!

- Todos os domingos, na Telefonia da Amadora, entre as 21h e as 22h, Programa "Um certo Oriente", apresentado pelo Arabista António José, um espaço onde se misturam ritmos, sons e palavras, através das suas mais variadas expressões, pelos roteiros do Médio Oriente e Ásia

Raúl M. Braga Pires, Politólogo/Arabista, é autor do site www.maghreb-machrek.pt (em reparação) e escreve de acordo com a antiga ortografia.

QOSHE - Oráculo 2024 - Raúl M. Braga Pires
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Oráculo 2024

6 0
27.12.2023

O programa TSF "Estado de Sítio" de Ricardo Alexandre, todos os dezembros, pede à Prata da Casa opinião sobre quem consideram a Figura do Ano e o tema que marcará a agenda do ano seguinte. A partir do minuto 49" é possível ouvir a minha participação, cujo resumo aqui fica:

Considerei António Guterres como Figura do Ano, pelas posições assumidas enquanto Secretário-Geral das Nações Unidas, desde o início da Guerra em Gaza. Está no palco certo, mas também vulnerável como ninguém aos ataques da diplomacia israelita, cuja criatividade já pediu a sua demissão e o tom, é o mesmo que o meu pai utilizava comigo. "Está na hora de dar uma lição às Nações Unidas", disse Gilad Erdan, o Embaixador de Israel na ONU. Guterres não tem desarmado, continuando a insistir numa "pausa........

© TSF Rádio Notícias


Get it on Google Play