Marcelo passou dez anos a fazer apelos a ‘pactos de regime’ e a travar reformas
Sexta, 2
‘Marcelo trava reformas na saúde’
Esta frase foi publicada na primeira página deste semanário. É uma frase feliz que resume os dois mandatos de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República. Marcelo passou dez anos a fazer apelos a ‘pactos de regime’ e a travar reformas. O Presidente Marcelo deixou uma lição aos portugueses: a defesa de pactos de regime é a forma mais eficaz de travar reformas.
Isto também vem a propósito do discurso de Ano Novo do Presidente da República. Deve ter sido dos discursos mais vazios e mais patéticos da história da presidência da República. O que passou pela cabeça de Marcelo Rebelo de Sousa para citar, longamente, Eça de Queiroz na última página da Ilustre Casa de Ramires num discurso de Ano Novo? Só há uma explicação: Marcelo quis esconder a auto-crítica com uma citação de Eça. Aquela citação representa o fracasso que foi a Presidência de Marcelo (senão mesmo toda a sua carreira política). Marcelo nunca se preocupou em melhorar Portugal e a vida dos portugueses. Só se preocupou com duas coisas: a sua carreira política e a sua popularidade.
Sábado, 3
O fim de Maduro
O ditador da Venezuela, Nicolas Maduro, foi preso por tropas norte americanas e levado para os Estados Unidos. Devemos sublinhar dois pontos. Em primeiro lugar, foi uma operação militar admirável. As tropas americanas entraram na capital da Venezuela, prenderam Maduro, sem qualquer baixa e sem mortes de civis. Tudo isto em menos de quatro horas. Os Estados Unidos mostraram que têm as forças armadas mais competentes e preparadas do mundo. Deve deixar Moscovo e Pequim apreensivos.
Em segundo lugar, devemos celebrar sempre a queda de um ditador. Aqueles que gostam da democracia e da liberdade, nunca podem defender ditadores. Foi triste ver muitos em Portugal, que se preocupam com as ‘ameaças à democracia’ no nosso país, invocarem o ‘direito internacional’ para atacar a intervenção americana. O que fez o ‘direito internacional’ pelos direitos dos venezuelanos? Eu não critico a........
