A Semana
19 de dezembro
A ressaca do Conselho Europeu
O último Conselho Europeu tratou de dois temas centrais. A questão principal foi a ajuda financeira da União Europeia à Ucrânia. Os países europeus perceberam que o uso dos ativos russos congelados na Europa seria muito complicado do ponto de vista jurídico. Decidiram, assim, levantar dívida comum, 90 mil milhões de euros para ajudar a Ucrânia durante os próximos dois anos. Fizeram muito bem. O apoio à Ucrânia é fundamental para a segurança europeia.
Além disso, a União Europeia retirou os activos financeiros russos da lista das sanções. Serão um trunfo para as futuras negociações com a Rússia; quando Putin quiser mesmo negociar.
A segunda questão do Conselho Europeu foi o tratado comercial entre a União Europeia e o Mercosul. Aqui os países europeus não estiveram bem e adiaram (mais uma vez) a aprovação. O voto italiano a favor era indispensável, mas Meloni decidiu que necessitava de tempo. Comprometeu-se a votar a favor em meados de Janeiro, e disse isso a Lula num telefonema entre os dois. Vamos ver se assim será.
20 a 23 de dezembro
Balanço da primeira fase da campanha para as eleições presidenciais
Os debates foram, acima de tudo, cansativos. Houve demasiados debates e, em 30 minutos, não é possível discutir temas importantes com a profundidade devida. Foram sobretudo shows televisivos. Como se esperava, André Ventura foi o melhor porque gosta e sabe debater em televisão. Em debates curtos, onde contam os sound bites, Ventura é quase imbatível.
Cotrim também esteve bem. Sabe debater, pensa bem, tem presença e carisma. Mas há sempre uma certa........
