menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Triagem Telefónica de Manchester – a substituição necessária ao Tetricosy

9 0
08.01.2026

O sistema Tetricosy está implementado em Portugal desde 2012, com o intuito da realização de triagem de doentes via telefónica nos CODU. Em pleno século XXI, este é um sistema que se tornou obsoleto, tendo recentemente sido alteradas as prioridades atribuídas neste mesmo sistema. Esta análise passa por explicar porque não é suficiente apenas esta mudança e porque se torna imperativa a mudança de toda a estrutura para um novo sistema de triagem eficiente, comandado por Enfermeiros – a Triagem Telefónica de Manchester.

A triagem é um ato clínico, não meramente técnico, e por isso implica avaliação do risco, interpretação de sintomas, identificação de sinais de alarme e tomada de decisão com impacto direto na segurança do doente.

Estes elementos configuram um ato clínico, que se enquadra nas competências legalmente atribuídas ao Enfermeiro, nos termos da prática profissional e do enquadramento ético-deontológico.

A Triagem de Manchester exige raciocínio clínico estruturado, pressupõe capacidade de diagnóstico de situação, valorizando o julgamento profissional. É um sistema que por tudo isto, ganha robustez e segurança quando realizada por Enfermeiros!

Formação científica vs formação........

© Sapo