menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Portugal em transformação: resistência económica, avanços na transparência e intensificação no combate à fraude

8 0
31.12.2025

No início de 2026, Portugal exibirá indicadores macroeconómicos sólidos aliados a uma agenda institucional que começa a materializar compromissos de integridade: crescimento económico próximo de 2%, inflação controlada, desemprego em patamares historicamente baixos e contas públicas equilibradas. No âmbito da governança, destacam-se a reestruturação do MENAC, o fortalecimento do Regime Geral de Prevenção da Corrupção e a modernização do portal BASE, marcando uma nova era de dados confiáveis e processos automatizados.

[portugalglobal.pt], [rr.pt]

1) Diagnóstico económico: resiliência com prudência

O Banco de Portugal projeta um crescimento do PIB de 2,0% em 2025 e 2,3% em 2026, atribuindo à procura interna – estimulada por condições financeiras favoráveis e fundos europeus – papel fundamental nessa trajetória. A inflação deverá estabilizar em torno de 2% nesse período, conforme projeções do supervisor, alinhadas com as avaliações oficiais e técnicas do GEE, atualizadas em dezembro.

[portugalglobal.pt], [gee.gov.pt]

A inflação recuou para 2,2% em novembro, sendo a componente subjacente de 2,0%, segundo o INE; esta redução está em consonância com a tendência dos preços industriais, fortalecendo o poder de compra de salários e pensões.

[eco.sapo.pt], [ine.pt]

No........

© Sapo