menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Começar o novo ano a agradecer e sem pressões

9 0
12.01.2026

O início de um novo ano costuma trazer uma lista invisível de exigências: voltar à melhor forma, recuperar o tempo “perdido”, ser mais disciplinada, mais organizada, mais tudo. Para muitas mães, este peso é ainda maior, porque o tempo é curto, a energia nem sempre chega e a mãe raramente é uma das suas próprias prioridades. Mas talvez este ano possa começar de outra forma…

Um corpo que se sente respeitado responde melhor ao movimento.

Antes de definir metas ambiciosas, vale a pena parar um momento e reconhecer o que já foi feito. Neste Dia do Obrigado, apelo à gratidão. Agradecer ao corpo que aguentou noites mal dormidas, rotinas intensas e ainda assim continuou sem nos falhar. Agradecer à mente que encontrou soluções, mesmo cansada e que arranjou energia para sorrir mais uma vez ao ouvir a mesma história pela décima vez na mesma noite. E agradecer às pessoas à nossa volta que, direta ou indiretamente, tornaram possível chegar até aqui.

Esta gratidão faz parte da evolução física e mental. Um corpo que se sente respeitado responde melhor ao movimento. Uma mente menos crítica cria mais consistência. Quando nos reconhecemos e agradecemos, reduzimos o stress, dormimos melhor, somos mais justos connosco mesmos e tomamos decisões mais equilibradas.

Neste artigo, partilho algumas reflexões e dicas........

© Sapo