menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Tendências na formação de executivos e competências que deve dominar em 2026

12 15
monday

Em 2026, gerir é integrar tecnologia, processos, pessoas, cultura e ética numa equação única de criação de valor sustentável e duradouro. Estas serão as competências nucleares para os empresários, responsáveis de negócio e empreendedores, das micro às grandes empresas.

Gestão e estratégia continuam a ser competências críticas que o líder e gestor precisa endereçar em 2026. A Inteligência Artificial (IA) não elimina a necessidade de gestão, pelo contrário, aumenta-a. Para Arun Sundararajan (2025), a verdadeira disrupção não vem de “fazer o mesmo mais depressa”, mas de repensar os processos de raiz. As organizações que apenas automatizam tarefas existentes capturam ganhos marginais, mas as que redesenham os seus modelos operacionais capturam vantagem estratégica. Isto exigirá às organizações uma nova forma de pensar sistemicamente e de forma integrada; avaliar riscos, verificabilidade e editabilidade das tarefas onde a IA é aplicada; e decidir onde a tecnologia cria valor e onde destrói confiança.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Dominar IA é alinhá-la com o negócio (não com a moda), ou seja, não significa apenas dominar os modelos, mas compreender como os alinhar com a estratégia, os processos e os dados da........

© Renascença