menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

A terra plana é cada vez mais real

13 3
yesterday

Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.

Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.

O ano começa com um aviso: subestimamos a terra plana. Calma, chegaremos ao que quero dizer. Antes, precisamos olhar para fora da janela. As últimas semanas trouxeram novos acontecimentos. A Venezuela, invadida, viu seu ditador sequestrado para um julgamento supostamente justiceiro, paradoxalmente, sem a derrubada do regime ditatorial. Ao lado, Colômbia, Cuba e México ameaçados de ações militarizadas em nome da ordem mundial. O Irã tem as ruas tomadas e assiste a milhares de manifestantes serem mortos e outros muitos mais presos pelo poder religioso, ali existente, há décadas. Também sob ameaça de intervenção do tal protetor da liberdade.

Quando olhamos para cima, no mapa eurocêntrico, a Groenlândia é avisada de, em breve, mudar de dono e passar a ser o 51º estado americano. O interesse de seu (talvez e provavelmente) futuro colonizador é a segurança do invasor, não do povo ou Dinamarca, numa lógica de “preciso, quero, vou ter a ilha de uma maneira ou outra” — já agora, o novo embaixador indicado para a Islândia, identifica-a como futuro 52º — e muito menos da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que está prestes a sucumbir com um ataque a vir de dentro de seu aliado mais determinante. O Brasil está entre os mais de 70 países cujos cidadãos terão os vistos de imigração negados pelos Estados Unidos, sem qualquer explicação maior, apenas por não os quererem ali.

A intenção nessa reorganização mundial é menos nobre. Não defende democracias e liberdades. Quer deter as diversas formas........

© PÚBLICO