menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Só três? Eu quero 60 Salazares!

6 14
04.11.2025

Para mim, não são necessários três Salazares. São precisos 60. Um por cada Deputado do Chega.

Provavelmente muitos dos leitores já se terão deparado com uma figura patética do tik tok, que dá pelo nome de Tiago Grila. A táctica dessa personagem, para ganhar seguidores e views – ou lá o que é –, passa por dizer parvoíces, sempre em crescendo, pois, caso contrário, deixa de ter graça e, consequentemente, seguidores e views – ou lá o que é. Só para enquadrar: este palerma confessou publicamente ter atropelado uma pessoa na Amadora (é incrível como nestas coisas dos palermas acabamos sempre nos subúrbios…) e, depois, fugido. Claro está que, quando apertado, meteu a viola no saco e desmentiu-se. Lembra alguém?

Neste momento, em Portugal, temos 60 Grilas no Parlamento. São os deputados do Chega. Um conjunto de apatetados que medram na brejeirice, na parvoíce, na ofensa gratuita, na peixeirada.

Voltemos a Salazar.

O Grila André diz que não tem memória do homem de Santa Comba. Não me parece que seja desculpa. Não sou contemporâneo de D. Afonso Henriques, mas leio e estudo sobre o nosso primeiro Rei. André Grila devia fazer o mesmo no que respeita a António de Oliveira Salazar.

Ficamos assim com a ideia de que André Grila resume o seu conhecimento sobre o antigo Presidente do Conselho à RTP Memória e à Wikipédia.

Aqui tenho de trazer à colação o Prof. Nogueira Pinto. Esse mentor de Grila, André, que o considera como um grande tribuno, não lhe ensinou nada? Não lhe recomendou, no mínimo, a biografia escrita por Ribeiro de Menezes? Faço esta referência porque Nogueira Pinto foi o defensor de Salazar num concurso televisivo (e ganhou). A talho de foice: participar num concurso de televisão sobre o maior português de sempre é um acto de infâmia pois, como é óbvio, o maior português de sempre e para todo o sempre, só pode ser aquele que foi o primeiro desse nome. Mas adiante…

Nogueira Pinto podia ter instruído Grila André que Salazar não gritava, não vociferava. Não era malcriado. Fosse na Assembleia Nacional ou em outro local. Para cativar os portugueses não........

© Observador