Debates políticos ou chá das 5?
André Ventura está a dominar a campanha das eleições presidenciais. Os seus debates, até agora, são os mais vistos (os únicos que ultrapassaram o milhão de espectadores). As suas participações são as que mais excitam os comentadores, especialmente aqueles que fazem competição para ver quem lhe atribui as “derrotas” mais pesadas. Até nos debates em que Ventura não participa, os outros candidatos fazem-lhe críticas, obviamente sem o nomear. Mas há um ponto onde o candidato do Chega domina claramente: todos os candidatos querem mostrar que não debatem como Ventura.
São todos muito cordiais uns com os uns outros, têm imenso respeito político uns pelos outros, querem todos mostrar que são pessoas de diálogo e de fazer pontes. “Cumprimentam-se” mais do que debatem. Enfim, os seus debates são uma chatice. Nem eles ouvem os seus oponentes com muito interesse. Caramba, entre a agressividade excessiva de Ventura e o chá da cinco de quase todos os outros debates, há outras maneiras de debater.
Eu gostava muito de ver debates com confronto (sem gritos), com convicções fortes, com escolhas claras, com coragem, apontando........





















Toi Staff
Penny S. Tee
Sabine Sterk
Gideon Levy
John Nosta
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
Daniel Orenstein