menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Montenegro apesar dele mesmo

27 6
31.03.2024

Luís Montenegro parece um homem feliz. E tem razões para isso. O líder que nunca foi da oposição tornou-se primeiro-ministro. Ganhou por pouco ou quase nada mas foi declarado vencedor não tanto por ter ganho as eleições mas sobretudo por o PS e a esquerda as terem perdido de tal forma que mesmo todos juntos não conseguem governar. Montenegro acabou primeiro-ministro por tudo isso e — e é nesse “e” que está o cerne da questão — ganhou apesar dele mesmo.

Montenegro levou a campanha a garantir que pode agradar a todos no presente, sejam eles jovens emigrantes, professores, polícias ou médicos, e até a querer agradar retrospectivamente, ao procurar reconciliar-se com os pensionistas ofendidos do passismo (que estão para os cortes nas pensões como a avó da Mariana Mortágua para os inquilinos ameaçados de despejo: a verdade dos factos é muito diferente da propaganda).

À espera do seu governo está um país que parece uma aglomeração de suplicantes e queixosos: “PSP e GNR exigem a Montenegro que “honre o compromisso que firmou”;........

© Observador


Get it on Google Play