A educação merece melhor
Assistimos, nas últimas semanas, a um tremendo ruído sobre o que se passou nos exames nacionais, por se ter dado um passo no sentido da digitalização do processo de correcção das provas.
Alguma coisa correu mal e até o ministro o reconheceu, mas, apesar de tudo, o resultado foi um pequeno atraso na disponibilização das notas, o que terá criado alguma ansiedade justificada nos alunos.
Na minha perspectiva, aquilo que correu pior foi, como acontece sempre em Portugal, a falta de preocupação e respeito que merece o cidadão a quem não é dada a informação atempada daquilo que está a acontecer e isso cria uma ansiedade e uma desconfiança que torna qualquer tema numa crise absoluta.
A diferença é muito simples de compreender.
Se estivermos num comboio a caminho de um evento importante e o comboio parar, a nossa reacção imediata é de ansiedade e de incompreensão.
Mas se nesse mesmo momento, o condutor nos explicar aquilo que se está a........
