menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Estratégias proativas para a retenção de colaboradores

17 0
yesterday

Atualmente, reter talentos tornou-se um desafio crítico para as empresas tech. De acordo com diversas pesquisas, os custos de rotatividade deverão aumentar em 2026 devido à inflação salarial e às restrições do mercado de trabalho. Apesar disso, muitas empresas ainda recorrem a métodos antigos de retenção, como as entrevistas de saída, que acontecem demasiado tarde, pois a decisão já foi tomada. Uma visão proativa da retenção baseia-se na ideia de que a retenção de talentos começa muito antes do colaborador pensar em sair.

A análise mais recente do Work Institute, baseada em mais de 120.000 entrevistas de saída, revela que mais de 75% dos casos de rotatividade voluntária em 2025 poderiam ter sido evitados. As principais razões foram crescimento na carreira, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, problemas de gestão, remuneração total e questões familiares. A entrevista de saída é uma das principais ferramentas para identificar os motivos que levam as pessoas a deixar a empresa, mas não oferece oportunidade de prevenção. Tudo se resume a um ponto essencial: a entrevista de saída é uma ferramenta reativa e não ajuda a reter pessoas.

Construir uma cultura de retenção na organização significa focar nos fatores-chave que realmente impulsionam o envolvimento e a lealdade. Na prática, isto traduz-se em alguns pilares fundamentais:

Desenvolvimento de liderança
De........

© Observador