menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

A Semana (de 22 a 26 de novembro)

12 4
01.12.2025

SÁBADO, 22

Está o G20 a chegar ao fim?

Os líderes dos países do G20 reuniram-se na África do Sul. Entre a crise financeira de 2007/2008 e o Covid, o G20 chegou a ser visto como a principal instituição para tratar de temas globais. Esse tempo acabou. Trump e Xi não foram à Cimeira do G20, mostrando que para eles algumas das grandes questões do mundo são decididas no G2 (EUA e China) e não no G20.

Para os líderes ocidentais, o G7 faz muito mais sentido do que o G20, sobretudo quando a ameaça russa domina a geopolítica europeia, tal como a ameaça chinesa é cada mais preocupante para o Japão. E com a China a apoiar a Rússia na guerra da Ucrânia, o Japão aproximou-se da Europa.

Um grupo de potências emergentes do sul, IBSA (Índia, Brasil e África do Sul), voltou a reunir-se ao nível dos chefes de estado, o que não acontecia desde 2011. No encontro, os três países anunciaram reuniões regulares no futuro. Durante muitos anos, o IBSA foi quase anulado pelos BRICS, mas no encontro na África do Sul, foi claro que os três países querem ganhar autonomia geopolítica. Faz todo o sentido quando a China se está a transformar num dos dois grandes, e quando a Rússia está mais marginalizada devido à guerra na Ucrânia.

DOMINGO, 23

As negociações em Genebra

Os EUA apresentaram uma proposta de paz para a Ucrânia, com 28 pontos, que favorecia claramente os interesses russos. A proposta foi recebida com muita preocupação em Kiev, nas capitais europeias, mas também nos Estados Unidos. O Secretário de Estado, Marco Rubio, e congressistas republicanos não gostaram da proposta. Rubio tudo fez para matar. Quando a recebeu (no dia do jantar com o principe saudita na Casa Branca), enviou-a para a publicação online, Axios. A melhor maneira de matar uma proposta secreta é torná-la pública. Depois criticou-a em conversas privadas com congressistas republicanos, que as tornaram públicas (certamente com o acordo de Rubio). Depois, por deveres oficiais, Rubio retratou-se, mas o bem estava feito.

Em Genebra, Rubio e os europeus alteraram substancialmente a proposta inicial, tornando-a mais equilibrada protegendo interesses........

© Jornal SOL