Mais mulheres na liderança, menos corrupção? O que a política autárquica tem a ganhar com a paridade
A presença de mulheres na liderança política não é apenas uma questão de justiça ou equidade: é também uma alavanca para maior transparência, ética e melhores práticas de governação.
Apesar dos avanços das últimas décadas, as mulheres continuam a ser minoria no poder local em Portugal. Em 2021, a lei da paridade revelou-se insuficiente para corrigir esta desigualdade. O desafio não está apenas em garantir presença numérica, mas em assegurar acesso real ao centro do poder.
As autarquias são o nível político mais próximo dos cidadãos, onde se decide grande parte do quotidiano coletivo: mobilidade, habitação, cultura, educação, ação social. No entanto, a liderança continua quase exclusivamente masculina. Entre 308 municípios, apenas 29, uma pequena fração de menos de 10%, é presidida por mulheres. O problema vai além dos números: é estrutural, cultural e simbólico.
A política local em Portugal permanece fortemente........
