No início de setembro, recebemos a notícia da associação do Reino Unido aos programas europeus Horizonte Europa e Copérnico. Este acordo, há muito aguardado, garante que as universidades e centros de investigação do Reino Unido continuarão no centro da colaboração europeia em ciência e investigação e, na sequência do “Windsor Framework”, demonstra o nosso empenho em trabalhar em conjunto com a União Europeia para enfrentar os nossos desafios comuns.

Este acordo é também muito importante para as relações bilaterais entre o Reino Unido e Portugal, importantes parceiros na área da investigação. Um em cada cinco cientistas portugueses estabelecidos no estrangeiro encontra-se no Reino Unido. Recentemente, a PARSUK, a Associação Portuguesa de Investigadores e Estudantes no Reino Unido, realizou um estudo, cofinanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Embaixada Britânica em Lisboa, que mapeou a colaboração científica entre Portugal e o Reino Unido. Este estudo, que será apresentado em dezembro, mostra que as colaborações entre investigadores portugueses e britânicos:

Desde que cheguei a Portugal, há cinco anos, fiquei impressionado com o apreço quase universal pela competência britânica em matéria de investigação e pelo nosso ensino superior. Muitos portugueses estudaram em universidades britânicas e mantêm fortes ligações com a sua Alma Mater e com o próprio Reino Unido. Em muitos casos, estas fortes ligações pessoais são acompanhadas de fortes laços entre as instituições de investigação portuguesas e as suas congéneres britânicas.

O anúncio da associação do Reino Unido aos programas Horizonte Europa e Copérnico é uma oportunidade de ouro para revigorar estas relações e aprofundar a colaboração científica entre os nossos dois países.

QOSHE - O Reino Unido no Horizonte Europa - Chris Sainty
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O Reino Unido no Horizonte Europa

5 6
24.11.2023

No início de setembro, recebemos a notícia da associação do Reino Unido aos programas europeus Horizonte Europa e Copérnico. Este acordo, há muito aguardado, garante que as universidades e centros de investigação do Reino Unido continuarão no centro da colaboração europeia em ciência e investigação e, na sequência do “Windsor Framework”, demonstra o nosso empenho em trabalhar em conjunto com a União Europeia para enfrentar os nossos desafios........

© Jornal Económico


Get it on Google Play