Estamos quase em dezembro e já fazemos a contagem decrescente até à quadra natalícia.

Por esta razão, é tempo de planear o evento de Natal da empresa, o qual é uma excelente oportunidade de Employer Branding e de valorização da equipa. Do ponto de vista do empregador e inspirando-se na Omnitel, seguem os 10 mandamentos para conceber um evento corporativo de Natal bem-sucedido:

1) Reserve o espaço com antecedência, tendo em consideração o número de convidados e a habitual dificuldade de datas disponíveis nessa época; 2) Opte por um local de fácil acessibilidade, com estacionamento e transportes públicos nas proximidades; 3) Invista numa refeição de qualidade, tendo em consideração as possíveis alergias e intolerâncias alimentares dos convidados; 4) Aproveite o evento para reforçar os valores corporativos junto dos colaboradores; 5) Atribua uma temática ao evento, o que desperta o interesse dos colaboradores e incentiva a um maior relacionamento e conhecimento entre todos; 6) Aposte na diversão, já que este é um momento propício para conhecer melhor os colegas fora do âmbito habitual do trabalho; 7) Surpreenda os convidados, através da decoração, de atividades programadas e das refeições; 8) Crie um hashtag personalizado para o evento, o que incentiva à interatividade e à partilha de memórias; 9) Considere a estética do evento, captando os momentos através de fotografia e vídeo; 10) Pense além do evento, tendo em conta os compromissos familiares dos convidados.

Já do ponto de vista do colaborador, os eventos de trabalho são lugares perigosos, dada a conjugação de bebidas alcoólicas, festividade e um grupo de pessoas que se vê quase todos os dias. Segundo a Coach Susanna Halonen, segue um conjunto de conselhos sobre como lidar com situações clássicas de embaraço:

1) Ficou embriagado – se a situação não foi grave, não rumine no passado. Se isso afetou a sua credibilidade, esforce-se mais para cumprir todas as suas responsabilidades profissionais, levando os seus colegas a lembrarem-se de si por ser um bom profissional; 2) Não se lembra do que fez – a não ser que tenha câmaras de vigilância da festa de Natal, precisa da ajuda dos seus colegas de confiança. Converse com eles para descobrir o que aconteceu e tome as ações necessárias. Se receber comentários maliciosos dos seus colegas, pergunte-lhes genuinamente a que se referem e peça desculpa, se necessário; 3) Flirtou alguém – não é o primeiro a fazê-lo e com certeza não será o último. Peça para falar com a pessoa em privado para esclarecer as coisas e que não quer que isso afete o trabalho de nenhum de vocês. Se quiser que as coisas avancem, pergunte-lhe como se sentem em relação à situação; 4) Revelou à sua crush os seus sentimentos – deve estar orgulhoso pela coragem de se abrir. Se quer fazer avançar as coisas, peça para falar em privado e descubra se há interesse da outra parte; 5) Revelou a um colega o que realmente pensa dele – engula o seu orgulho e peça-lhe desculpa em privado. Explique-lhe de onde veio a sua frustração e ouça a sua versão da história. Encontre uma forma de fazer as pazes e seguir em frente, amigavelmente.

Se seguir estes conselhos em contexto profissional, existe grande probabilidade de fruir de momentos agradáveis nesta quadra natalícia. Caso contrário, poderá rever-se nas palavras da faceciada atriz e comediante Phyllis Diller: “O que eu não gosto nas festas de Natal do escritório é ter de andar à procura de emprego no dia seguinte”.

QOSHE - Evento de Natal da empresa - João Bettencourt Craveiro
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Evento de Natal da empresa

4 0
22.11.2023

Estamos quase em dezembro e já fazemos a contagem decrescente até à quadra natalícia.

Por esta razão, é tempo de planear o evento de Natal da empresa, o qual é uma excelente oportunidade de Employer Branding e de valorização da equipa. Do ponto de vista do empregador e inspirando-se na Omnitel, seguem os 10 mandamentos para conceber um evento corporativo de Natal bem-sucedido:

1) Reserve o espaço com antecedência, tendo em consideração o número de convidados e a habitual dificuldade de datas disponíveis nessa época; 2) Opte por um local de fácil acessibilidade, com estacionamento e transportes públicos nas proximidades; 3) Invista numa refeição de qualidade, tendo em consideração as possíveis alergias e intolerâncias alimentares dos convidados; 4) Aproveite o evento para reforçar os valores corporativos junto dos colaboradores; 5) Atribua uma temática........

© JM Madeira


Get it on Google Play